Existem várias formas de projeção.A ABNT(Associação Brasileira de Nomas Técnicas)adota a projeção ortogonal,por ser a representação mais fiel à forma do modelo.
Para entender como é feita a projeção ortogonal,é necessário conhecer os seguintes elementos:observador,modelo e plano de projeção.Veja os exemplos a seguir:neles,o modelo é representado por um dado:
Qualquer objeto poder ser tomado como modelo:uma figura geométrica,um sólido geométrico,uma peça de máquina ou mesmo um conjunto de peças.
Esse modelo,é visto de três posições:de frente,de cima e de lado,VEJAM:
Cada plano recebe um nome de acordo com sua posição.
As projeções são chamadas VISTAS,conforme a ilustração a seguir.
Rebatimento de três planos de projeção:
Quando se tem a projeção ortogonal do modelo,o modelo não é mais necessário e assim é possível REBATER os planos de projeção.
Com o rebatimento,os planos de projeção,que estavam unidos perpendicularmente entre si,aparecem em um único plano de projeção.VEJAM o rebatimento dos planos de projeção,imaginando-se os planos ligados por ´´dobradiças``:
Agora imaginem que o plano de projeção vertical fica fixo e que os outros planos de projeção giram um para baixo e outro para a direita:
O plano de projeção que gira para baixo é o plano de projeção horizontal e o plano de projeção que gira para a direita é plano de projeção lateral.
PLANOS DE PROJEÇÃO REBATIDOS:
Agora é possível tirar os planos de projeção e deixar apenas o desenho das vistas, do modelo da peça,no caso,um dado:
OBSERVAÇÕES:
As linhas projetantes auxiliares não aparecem no desenho técnico do modelo,São linhas IMAGINÁRIAS que auxiliam no estudo da teoria da projeção ortogonal.
OUTRO EXEMPLO:
A ideia é: pegue a peça e olhe ela de frente(a vista frontal geralmente é aquela que apresenta mais detalhes na peça),e desenhe no papel o que você vê,depois pegue essa mesma peça e olhe a lateral dela(a lateral é a do lado da qual você definiu a vista frontal)e desenhe o que você vê,e por fim pegue essa mesma peça e olhe por cima(vista superior)e desenhe no papel o que você vê.
Vale ressaltar que na segunda postagem(aula) nós mencionamos os tipos de linhas,e assim podendo fazer os desenhos e traçados,reparem nesse desenho acima,se nós olharmos de baixo dele,para cima nós veremos somente um retângulo,mas sabemos que existe a parte de cima que é aquela que não podemos ver,então para representar essas arestas não visíveis usamos a linha trscejada,que na postagem 2 explica os tipos de linha.SEGUE VÍDEO DE APOIO:
Em representações de vistas de um desenho existem:o método europeu e o americano,seguem logo abaixo os dois métodos de representação de um desenho:
MÉTODO EUROPEU(1ºDIEDRO):
![](https://cadvital.files.wordpress.com/2009/05/figura1.jpg?w=444&h=344)
MÉTODO AMERICANO(3ºDIEDRO):
![](https://cadvital.files.wordpress.com/2009/05/figura2.jpg?w=525&h=327)
SEGUE ABAIXO VÍDEOS DE APOIO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário